O que é morar na Europa? - Um Olhar Novo
0

O que é morar na Europa?

O que é morar na Europa? Sempre que vejo um “não europeu” falar sobre morar na Europa a conversa gira às voltas da limpeza doméstica e do transporte público.

Morar na Europa vira sinônimo de limpar o próprio banheiro, de cozinhar, de sair na chuva e pegar o metrô. Coisas cotidianas, não é mesmo?

E eu venho me perguntando há muito tempo – será que isso, e só isso é morar na Europa? O Venho Continente se resume a cuidar da própria vida sem a ajuda de terceiros?

Bom, eu acho que não.

Isso por que, conheço muitas pessoas no Brasil que já fazem tudo isso: cuidam da casa sem faxineira ou empregada doméstica, trabalham fora, pegam dois, três ou até mais transportes públicos para fazer o trajeto casa-trabalho, os filhos andam sozinhos e se resolvem…

E isso começou a me mostrar que morar na Europa representa, de verdade, sair da bolha em que se vivia.

Se você nunca conviveu com alguém que não tinha empregada doméstica, nunca pegou um ônibus, ou que, quando a empregada sai de férias já tem outra à disposição, talvez o seu mundo que seja realmente outro – em qualquer país ou continente em que viver.

Lancei no instagram esta pergunta, sobre o que é morar na Europa, e pelo que consegui ver, todas as respostas eram de brasileiras. Uma delas me marcou bastante, pois a pessoa dizia que era estar em casa, ter encontrado um lar.

Sabe por que me emocionou? Por que muitas pessoas podem ter simplesmente nascido no lugar “errado”, e migrar permite que realmente se encontrem.

Por acaso a resposta foi de alguém que eu conheço há muito tempo! Desde a minha adolescência. Ela se mudou para a Alemanha ainda jovem, e de lá, nunca regressou ao Brasil para viver. Fez a vida, casou, teve filhos, e vive feliz.

Por isso, acho que morar na Europa não é apenas cuidar da sua casa, trabalhar e andar de transportes.

Há europeus que possuem empregada doméstica, que andam de carro e que comem em restaurante frequentemente.

Morar na Europa, para mim, é valorizar a cultura, gastar o suado dinheiro com experiências da vida, é não ter um determinado bem para ostentar, mas por que é algo útil.

Se alguém tem um Porshe, não o tem para mostrar aos amigos apenas (mas também), não fez a dívida da vida inteira para isso, mas tem por que realmente é rico hahahaha

Especialmente em Portugal, e por ser a minha experiência, vejo que a vida mudou para a simplicidade das coisas: o SER reflete muito mais nas escolhas do que o TER. E sinto isso como um sentimento geral.

O texto não é para criticar ou julgar alguém, mas apenas para refletirmos o sobre morar na Europa – e até que ponto não estamos rodeados de privilégios (inclusive o de “largar tudo” e se mudar para a Europa).

Me dá tua opinião?!

Me diz o que é morar na Europa para você!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Matérias que você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Content is protected !!