Guriri: pelo olhar do blog Terra Capixaba - Um Olhar Novo
0

Guriri: pelo olhar do blog Terra Capixaba

Guriri é um balneário do Norte Capixaba, de águas quentes, pertencente a São Mateus.
Bem pertinho está Conceição da Barra, Itaúnas, Urussuquara, e outros lugares lindos do Espírito Santo.

Quem nos mostra Guriri é o blog Terra Capixaba, um blog que se dedicar a mostrar as belezas do Espírito Santo de norte a sul!
Com mais de nove anos de existência, pioneiro no Estado, vale a pena visitar o site e ver mais do que o Espírito Santo tem a nos oferecer!
Segue abaixo o olhar do Terra Capixaba – texto e fotos.

Guriri, o Paraíso de Águas Mornas!

Sempre tive vontade de desbravar o litoral norte capixaba – até então, só conhecia algumas praias em Aracruz. No ano passado tive a grande oportunidade de conhecer a Ilha de Guriri, bairro localizado em São Mateus, município que está a aproximadamente 219 km de Vitória, Capital do Estado.

A Praia de Guriri tem grande importância nesse município, sendo a mais conhecida num litoral de aproximadamente 43 km de extensão e durante o Verão, recebe grande quantidade de turistas, principalmente de Minas Gerais, sendo assim um dos lugares mais procurados do Espírito Santo!

Um dos motivos que me levaram da conhecer esse fantástico lugar é o fato de que seu mar possui águas mornas – pra mim que sou morador da Região Metropolitana de Vitória, isso é algo inédito, pois por aqui á água do mar é fria.

Praia de Guriri

A rua da Praia de Guriri reflete bem o clima do lugar. Nada de ruas asfaltadas e prédios gigantescos, típicos de praias de grandes Centros; aqui a vibe é outra: casas rústicas e simples, rua calçada com paralelepípedos em forma de “S”, ciclovia, calçadão e restinga preservada!

A areia da praia é bem extensa pela manhã com o mar bem tranqüilo. Ela é firme e ideal para fazer uma caminhada. Outro destaque vai para as piscinas naturais, formadas na maré baixa! E por falar no mar, a água é morninha mesmo, quase não acreditei quando entrei e não senti frio! A sensação que tive foi como se estivesse numa das praias do Nordeste!

Para segurança de todos, na praia estão bem localizados vários postos de guarda-vidas, com profissionais bem atentos aos banhistas. E em alguns pontos há cadeiras e sombrinhas disponíveis para locação, onde também são servidos porções e bebidas. Vocês podem servir-se por ali ou almoçar num dos diversos restaurantes localizados na orla.

Praia do Bosque

Seguindo para o sul, chegamos à Praia do Bosque. Ela é vizinha à Praia de Guriri e tem esse nome devido às árvores que cercam sua extensão – na sua maioria, pinheiros – formarem mesmo um bosque.

A praia possui as mesmas características da Praia de Guriri: faixa de areia extensa na maré baixa, piscinas naturais e mar com águas mornas. E embora esteja um pouco distante do centro, ali também está localizado um posto de guarda-vidas.

A única infraestrutura do local são alguns quiosques que oferecem petiscos e bebidas. Sendo assim, o ideal é trazer o lanche de casa e aproveitar a sombra das árvores para comer por ali mesmo.

E em relação à maré, em ambas as praias ela muda com o passar do dia. E é incrível, se vocês visitarem a mesma praia nos dois períodos do dia, parece até que está em praias diferentes. À tarde a maré enche e as águas chegam bem próximas a restinga. À noite a maré esvazia, formando diversas piscinas naturais pela manhã.

Hospedagem

Quando estive em Guriri, fiquei hospedado na Pousada Porto da Ilha, uma pousada com excelente localização – fica na rua de trás da praia. Além disso, possui ótima infraestrutura para atender bem seus hóspedes, com quartos bem confortáveis, piscina, estacionamento privativo, ótimo café da manhã e atendimento 24 horas.

Onde Comer

Como passei só um fim de semana por lá, não deu pra explorar muito a gastronomia local. Mas comemos muito bem no Mineirão Steak House – o Camarão VG Empanado de lá é uma delícia – e almoçamos no Restaurante Kalifas, número 1 no ranking do TripAdvisor dos restaurantes da região, com um cardápio bem variado e uma picanha ao alho fantástica!

Espero ter contribuído para que tenham uma ótima experiência quando vierem visitar o nosso Estado! E claro, não deixem de conhecer esse paraíso de águas mornas chamado Guriri! Vocês irão se apaixonar!

 

Vamos conhecer Guriri? Veja as dicas de onde se hospedar:

Pousada Ilha Bela

Pousada Vila Real

Ibis Styles São Mateus

 

Este post faz parte do projeto: “Espírito Santo: outros olhares”. Você pode acompanhar todos com a busca pela tag #outrosolhares

 

Outros posts do projeto “Espírito Santo: outros olhares”:

Espírito Santo: outros olhares

Santa Teresa: um olhar pelo blog Capixaba na Estrada

Vale do Moxuara: um olhar pelo Blog Dia de Folga

Santa Leopoldina: um olhar pelo blog Caminha Gente

Vitória: um olhar pelo blog Pelo Mundo com Manu

Aracruz: um olhar pelo blog Guia & Turismo

Guarapari: pelo blog Tudo é Mara

 

Vamos descobrir mais sobre o Espírito Santo? Veja também:

Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu

Museu da Vale

Pedra Azul e arredores

Ilha das Caieiras

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Precisa de um seguro saúde, faça a cotação com nosso parceiro: Seguro Viagem Allianz.

Matérias que você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Content is protected !!