2

Guarapari: pelo Blog Tudo é Mara

O blog Tudo é Mara é especialista em Guarapari! Se quiser saber o que fazer, os melhores eventos, as praias, novidades, a Rosimara Marinho te conta tudo!

E com este olhar feminino, especialista e cheio de energia que ela nos conta mais sobre Guarapari.

Texto e fotos cedidos pelo blog Tudo é Mara.

“Guarapari entre o mar e as montanhas

Guarapari é uma cidade que ficou famosa por suas belas praias, são 52 de norte a sul da cidade. No entanto, o que muita gente não sabe, é que há uma região de montanhas com cachoeiras, rios e um agroturismo em ascensão.

Minha dica MARA para você conhecer Guarapari é começar pelo Roteiro Histórico e Cultural da cidade. Nesse passeio, os monumentos ficam situados no Centro de Guarapari. Há placas indicativas no local.

Sugiro que comece pelo Radium Hotel (Se for durante a semana segunda a sexta das 8h às 18h há uma turismóloga que conta a história do local). Se você gosta de histórias, vale conhecer e ouvi-la.

Em frente ao Radium Hotel está a Praia da Areia Preta, uma das mais famosas de Guarapari com reconhecimento mundial, por causa de suas areias radioativas capazes de amenizar dores e até curar doenças. Sugiro começar o passeio por essa Praia, assim fica mais fácil encontrar os monumentos.

No calçadão da Praia da Areia Preta, há o Letreiro de Guarapari, aproveite para registrar sua foto. Ao publicá-la nas redes sociais, lembre-se do nosso Blog, que é o 1º de turismo de Guarapari #tudoemara #GuarapariéMara.

Saindo da Praia da Areia Preta à sua direita está o Clube Siribeira, com um guia de turismo, ele te conta detalhes do local, mas atualmente funciona apenas para eventos. Depois você irá passar pelas Praias do Centro (Areia Preta, Praia do Meio, Castanheiras, Namorados, Virtudes e Praia da Fonte).

Praia das Castanheiras

Depois de passear pelas praias, retorne à Praia das Castanheiras e suba a ladeira ao lado do Banco Bradesco. Você irá chegar até às Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, reza a lenda pegou fogo antes de ser inaugurada.

Cinquenta metros à frente, você chega até a Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A igreja é de 1585, tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É a segunda igreja mais antigo aqui do ES e marca a data de fundação de Guarapari. Sem contar que é linda, rica em histórias e tem um pequeno museu com artes sacras. Rende boas fotografias.

Os monumentos podem ser visitados a qualquer hora do dia e sem custo. O roteiro é autoguiado, pois há placas em todos os monumentos, no entanto, se puder vá acompanhado de um guia de turismo, pois o passeio fica mais rico em informações.

Também faz parte do Roteiro Histórico o Cemitério São João Batista o 1º do município. Para chegar até ele, basta descer a ladeira à esquerda da Antiga Matriz. Depois siga a sua direita subindo a ladeira do Morro Atalaia e encontre o Poço dos Jesuítas, construído no século XVI, já serviu como fonte de água para famílias do município. Ele foi reformado pelos moradores do bairro.

A Gruta de Santana descendo à esquerda da Antiga Matriz também faz parte do roteiro.

Se tiver mais dias na cidade, estique até a comunidade de Buenos Aires, para fazer jus ao post, Guarapari entre o mar e as montanhas.

Buenos Aires fica há 14km do Centro, há cachoeiras, bares e restaurantes ao longo da estrada com comidas típicas de interior e um clima bem fresquinho. Seguindo pela estrada, ao chegar ao campo de futebol, vire à esquerda no Bar do Ademir e cerca de 200 metros está o acesso a Cachoeira do Barbudo, também conhecida por Cachoeira de Buenos Aires.

Tem outras cachoeiras na região que é cercada de comidas da roça, muita coisa boa a se desbravar.

Espero que tenha gostado das dicas, desejo um passeio MARA para você.”

 

Vamos conhecer Guarapari? Veja as dicas de onde se hospedar:

Bristol Guarapari Residence – ótima rede de hotéis

Pousada Bem Te Vi

Guarapousada

 

Este post faz parte do projeto: “Espírito Santo: outros olhares”. Você pode acompanhar todos com a busca pela tag #outrosolhares

 

Outros posts do projeto “Espírito Santo: outros olhares”:

Espírito Santo: outros olhares

Santa Teresa: um olhar pelo blog Capixaba na Estrada

Vale do Moxuara: um olhar pelo blog Dia de Folga

Santa Leopoldina: um olhar pelo blog Caminha Gente

Vitória: um olhar pelo blog Pelo Mundo com Manu

Aracruz: um olhar pelo blog Guia & Turismo

 

Vamos descobrir mais sobre o Espírito Santo? Veja também:

Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu

Museu da Vale

Pedra Azul e arredores

Ilha das Caieiras

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Precisa de um seguro saúde, faça a cotação com nosso parceiro: Seguro Viagem Allianz.

Matérias que você pode gostar também

2 Comentários

  • Responder
    Rosimara dos Santos Marinho Closel
    18/01/2019 em 09:56

    Anaaaa…amei seu projeto mostrando o ES ao mundo. Obrigada pelo espaço, para contar sobre Guarapari. Fiquei muito feliz com o post, fiz com tanto carinho, imaginando o leitor que não conhece a cidade e espero que de fata contribua com quem vier visitar a cidade. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada. Bjos

    • Responder
      Ana Carolina
      20/01/2019 em 15:04

      Mara, Você é mesmo Mara 🙂 Obrigada pela participação, carinho e por sempre ter este olhar tão especial por Guarapari! Só desejo que mais pessoas se apaixonem pelo Espírito Santo! Bjs!!

    Deixe um comentário