Eurotrip: como organizar uma viagem pela Europa - Um Olhar Novo
0

Eurotrip: como organizar uma viagem pela Europa

Viajar para a Europa é sempre um desejo dos viajantes. E quando se tem como destino o Continente, a ideia é aproveitar um grande número de capitais: fazer uma “Eurotrip”.

Mas aí surge a dúvida: quais cidades escolher, quantos dias ficar, como me locomover?

Para isso, vou te ajudar e dar dicas para que possa aproveitar a viagem do início ao fim.

Dica 1:

Comece pesquisando quais lugares mais deseja conhecer. Esse é o ponto de partida.

Se é a sua primeira viagem para a Europa e sempre quis ir a Paris, a Cidade Luz tem que fazer parte do roteiro.

Se viaja em casal ou com amigos, veja também outra cidade que seja o sonho da(s) pessoa(s) para coordenar os desejos de todos.

Na primeira viagem que fiz eu queria ir para Paris, meu marido para Londres. As duas cidades entraram no roteiro (além de Lisboa).

Dica 2:

Comece sua pesquisa das passagens de avião para chegar à Europa.

Se tiver o auxílio de uma Agência de Viagens, informe os principais destinos.

Se optar por fazer a busca de forma autônoma, abra uma “janela anônima” no seu computador e pesquise tanto em sites de buscas (ex. Decolar), nos das Companhias Aéreas e também no Google Flights.

Ao encontrar um bom preço, confira se no site da Companhia Aérea fica o mesmo valor – muitas vezes há cobranças de taxas que acabam por aumentar o preço da passagem.

Dica 3:

Ao verificar as passagens aéreas se disponha a entrar ou sair da Europa por países/cidades que não sejam seu principal destino.

Por ex, chegar ou sair por Frankfurt ou por Milão em regra possui preços mais baixos, e de lá já se pode conhecer mais um lugar.

Aqui no Blog há vários posts da Itália, e a viagem teve como entrada Milão e retorno por Roma.

Na primeira viagem que fizemos, e mencionei na Dica 1, não tínhamos ideia de estar em Portugal, mas a Agência nos deu como opção, pois as passagens chegando por Lisboa estavam com preço excelente.

Dica 4:

Algumas Companhias Aéreas permitem o “stoppover”, ou seja, dividir a sua passagem em duas cidades: a que ela tem como base e o seu destino final.

Também é uma excelente forma de conhecer mais uma cidade no caminho, sem custo adicional do trecho entre elas. Preencha sua Eurotrip de possibilidades legais.

Dica 5:

Verifique quais as opções de transporte entre as cidades que quer visitar.

A Europa possui uma excelente malha ferroviária, e pode ser uma ótima opção de locomoção entre os países.

Fique atento apenas quanto às distâncias, pois não vale a pena ficar um dia inteiro no trem.

Há a venda de passes combinados – por ex: 5 países em 30 dias, e você, neste período de tempo, poderá circular em 5 países diversos que façam parte da rede ferroviária conveniada.

Berlim

Dica 6:

Faça a cotação das passagens aéreas dentro da Europa.

Há várias empresas low coast – mas não apenas estas – que podem ser uma opção barata se a compra for feita com antecedência e não houver bagagem para despachar.

Não fique limitado à low coast. Pode existir vantagem nas empresas aéreas comuns (bagagem, marcação de assento, aeroporto mais próximo).

Dica 7:

Se a viagem tiver um período mais longo, ou for dentro de um único país, verifique a possibilidade de alugar um carro.

Atente-se para os valores de seguros e outras taxas cobrados ao final da cotação. Há empresas que aparentam um valor menor, mas embutem muitos outros valores sorrateiramente.

Não compensa (nunca vi valer a pena) alugar um carro em um país e devolver em outro. A taxa de devolução do veículo é cara.

Somos afiliados da Rentcars, e você pode fazer sua cotação aqui.

Dica 8:

Depois de escolher as cidades a visitar, organize quantos dias ficará em cada uma.

Considere as cidades mais próximas para fazer um “bate-volta”.

Pode parecer tentador, mas evite colocar “10 cidades em 10 dias”, pois a viagem se tornará uma maratona e pouco será visto. Pense que é apenas uma das suas “Eurotrip”!

Qual é o ideal? Não sei, depende da cidade e do que gostaria de conhecer. Visite Blogs, redes sociais (hashtag da cidade) e comece a explorar o que te encanta).

Pensando nas capitais, acredito ser necessário, pelo menos, 3 dias em cada uma, sem considerar as cidades ao entorno.

Mas é claro que isso é apenas uma ideia. Um roteiro bem legal para Paris teria que ser de 5 dias, como escrevi aqui.

Em Roma, pelo menos 4 dias para conhecer os encantos da capital italiana… e por aí vai.

Dica 9:

Decididas as cidades e o tempo em cada uma, hora de escolher a hospedagem.

Há vários sites de hospedagem, como o Booking e o Airbnb.

Já falei sobre a opção de escolha entre hotel ou apartamento, e continuo achando melhor estar em um apartamento se estiver com crianças, ou ainda, se forem casais de amigos que estão habituados a viajar juntos.

Apenas para um casal, ou amigos que fazem a primeira viagem juntos, optem pelo hotel – privacidade, conforto, liberdade.

O Booking também possui apartamentos, e para fazer sua busca, veja aqui.

Se decidir pelo apartamento, para não cair em cilada, veja as dicas para fazer uma boa escolha.

Paris

Dica 10:

Passagens aéreas compradas, como se locomover dentro da Europa decidido (e comprados os bilhetes), hotéis reservados, vamos à como andar pelas cidades!

As cidades europeias possuem boa rede de transporte público, em especial o metrô.

O lado ruim do metrô é que, por ser subterrâneo, não se consegue ver nada! Por isso, a dica é andar bastante pela cidade.

Faça um roteiro que te permita percorrer a cidade à pé, deixando o transporte apenas para sair do hotel/apartamento a um ponto de destino, e voltar ao final do seu dia de passeio.

Há vários roteiros aqui no Blog e todos foram pensados assim, para otimizar ao máximo o seu passeio. Se preferir um roteiro feito especialmente para você, entre em contato!

Essa dica otimiza seu passeio e é boa para o bolso 😉

Dica 11:

Se a viagem for na baixa estação, e seu destino não for uma grande cidade, deixe para reservar o hotel ao chegar no local.

Com muitas vagas, os hotéis acabam por fazer “upgrades” no quarto ofertado – oferecem um quarto superior pelo valor do inferior.

Mas não se deixe enganar! Já veja os valores antes mesmo de ir ao hotel. Se for maior, informe o preço dado no Booking (ou outro site) e tente negociar.

Dica 12:

Se o objetivo é uma viagem econômica, todas as redes de supermercado possuem grande oferta de lanches e pratos que bastam ser levados ao microondas.

Essa dica serve em especial para quem fica em apartamentos e também em hostel, onde comumente há cozinha compartilhada à disposição dos hóspedes.

Essas são algumas dicas para organizar sua Eurotrip e curtir bastante durante toda a sua viagem!

Claro que cada um tem um tempo de viagem, e também uma economia destinada a isso.

Por essa razão, não há dica única, ou fechada, de modo que qualquer pessoa conseguirá se encaixar e organizar sua própria viagem para a Europa.

O Velho Continente é apaixonante, e seguindo estas dicas, serão muitas outras Eurotrip pelo caminho.

Se tiver alguma outra dica, deixe um cometário para os outros Viajantes!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Para a sua Eurotrip alugue um carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para a Itália ou Portugal você pode fazer o PB4, ou mesmo com ele, se quiser, fazer um seguro saúde, pode fazer a cotação com nosso parceiro: Seguro Viagem Allianz.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Matérias que você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Content is protected !!