Andorra: o que fazer - Um Olhar Novo
0

Andorra: o que fazer

Andorra é um pequeno principado bem ao norte da Espanha, na divisa com a França, bem junto aos Pirineus.

A melhor forma de chegar até Andorra é de carro, pois não há aeroporto. Outra opção são os ônibus que saem de diversas cidades, em especial de Madrid e Barcelona.

Antes de te dar um verdadeiro guia do Principado, vou te contar algumas curiosidades:

  1. Andorra é o único país (principado) que possui como língua oficial o catalão;
  2. Não há um príncipe ou castelo em Andorra, sendo o governo feito por dois copríncipes: o Presidente Francês e o Bispo de Urgel (que fica na Espanha). Por isso, é a única diarquia do mundo!
  3. Em todos os lugares se fala catalão, francês e espanhol;
  4. Andorra é dividida em 7 “paróquias” (divisões administrativas): Andorra-a-Vella (a capital), Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lória e Escaldes-Ergodany.

Andorra – onde se hospedar:

Para quem pretende ficar bem próximo do centro, Andorra-a-Vella é a melhor opção de região para se hospedar. Também é a mais cara, mas se programar com antecedência, é possível obter preços mais acessíveis.

Um dos hotéis que mais gostei foi o Roc Blanc & Spa. Embora ele esteja em Escaldes-Engordany, fica bem próximo das principais atrações de Andorra.

Não se engane: os valores em Andorra são sempre mais altos do que os da Espanha ou da França. Por isso, compare os valores de hospedagem com outros de Andorra (e não de outros países).

A nossa opção foi ficar um pouco mais afastado do centro, e o Pierre & Vacances Aparthotel La Tulipa. Nossa experiência foi excelente. Além de aceitar pets (Meg viajou conosco) e mimar os bichinhos, possui uma cozinha equipada, bom quarto, restaurante e estacionamento gratuito.

Você pode encontrar várias hospedagens em Andorra clicando aqui.

O que conhecer em Andorra?

O principado está voltado para o turismo, em especial, o turismo de inverno e de aventura (no verão).

Rodeado por montanhas (os pirineus), Andorra possui um longo período de esportes de inverno, e as estações de esqui são sempre uma excelente escolha para aproveitar as férias.

Principais atrações:

  1. Avenida Meritxell – a principal avenida (fica em Andorra-a-Vella) é repleta de lojas e restaurantes. Tudo que quiser comprar poderá encontrar nesta avenida.
  2. Rio Valira – o rio Valira percorre o centro de Andorra-a-Vella. Vale parar para apreciar e tirar uma foto com as esculturas ou com o letreiro da cidade.
  3. Estações de esqui (são várias e estão abaixo).
  4. Conhecer outros centros, como Ordino. Mais pacatos são perfeitos para fotos e descobrir o que há de mais tradicional.
  5. Visitar o Santuário de Santa Maria de Meritxell, a padroeira de Andorra.
  6. Conhecer os vinhos de Andorra. Existem 4 produtores no principado. Sugiro que contactem com muita antecedência para uma visita, e nem todos estão abertos ao enoturismo.
  7. Ir para as Thermas Caldea – investimento delicioso para relaxar, curtir bons momentos e sair renovado. Você pode comprar seu ingresso de forma antecipada aqui.
  8. Tomar um chocolate quente na Valor – uma chocolateria deliciosa.

Chocolate Quente da Chocolateria Valor

Restaurante em Andorra:

Em todo o percurso da Avenida Mertxell você poderá descobrir restaurantes. Quero deixar a sugestão de um em especial: o Restaurante 120.

Chegue cedo para conseguir um bom lugar (e não esperar muito), pois o restaurante é muito concorrido e não fazem reserva.

O atendimento foi impecável, a comida estava deliciosa, e o ambiente é muito bonito. Enfim, uma experiência a ser repetida na próxima visita a Andorra.

Fachada do Restaurante 120

Estações de esqui:

Para os amantes de esportes de inverno Andorra é perfeita para o esqui e snowboard. São várias as opções – para os iniciantes e para os mais profissionais – e você pode conferir todas nesta lista:

  1. Grandvalira – são 210km de pistas de esqui! E também possui esqui adapatado – o que eu achei muito interessante e inclusivo.
  2. Vallnord – são 60km de pista, e ficam abertos durante 10 meses do ano (!!!). Para quem tem medo há um simulador de esqui, ou seja, atividade totalmente controlada.
  3. Ordino Alcalís – A menor das principais, mas que possui uma atividade super diferente: uma caminhada até o Mirador Solar de Tristaina, um relógio solar com vista espetacular (atividade de 2h de caminhada na neve, apenas para os fortes hahah).
  4. Ski Parador Canaro – mais direcionado para os iniciantes. Possui pista exclusiva para os trenós.

Clique em cada uma das estações para saber o que oferecem e comprar com antecedência o seu ingresso.

Sobre o esqui/snowboard é MUITO IMPORTANTE saber:

É um esporte caro. Se não tiver roupa adequada, precisará alugar. As roupas da Decatlon são ótimas, duráveis, e se pensar em viajar mais de uma vez para este tipo de lugar (alto inverno), vale o investimento.

Além das roupas é preciso dos esquis. O aluguel dos esquis/snowboard pode ser realizado em várias lojas da cidade, ou mesmo nas estações de esqui. O valor do esqui era de 25 euros, e snowboard de 32 euros – nas lojas da parte baixa de Andorra. Já na estação de Vallnord custava 18 euros. (valores apurados em dezembro de 2021).

Inclua, ainda, o valor de 5 euros do capacete.

As lojas solicitam sempre um valor de caução que fica retido no cartão de crédito. Na que alugamos o material, deixamos 90 euros de caução.

Para ter acesso às pistas é preciso pagar um valor diferente de quem apenas vai até a estação. Isso se dá pois, quem vai esquiar também garante a possibilidade de subir em todos os teleféricos das pistas. Para ter uma ideia, o ingresso do teleférico que liga La Massana até Vallnord para quem vai apenas ver as pistas (e sentar em um dos restaurantes, por ex) é de 12 euros, enquanto para quem vai esquiar é de 42 euros!

Tax Free em Andorra?

Honestamente esta foi a maior mentira que nos contaram (risos!!) e que caímos… Sempre ouvi dizer que em Andorra não existiam impostos, e que por esta razão TUDO era MUITO MAIS BARATO.

Pois… não é bem assim. Há algum benefício fiscal, mas nada que se compare a descontos significativos ou que nos faça dirigir por outros 1.200km.

Acredito que tenha algum benefício em relação ao cigarro/tabaco, pois vi em várias lojas muita procura e caixas empilhadas, mas este não é um produto que temos interesse, ou mesmo que tenha intenção de divulgar.

Roupas, sapatos e vinhos possuíam um pequeno desconto (aproximadamente 10% do valor que vejo em Portugal) – está na peça devidamente marcado. Assim, um casaco que custava 50 euros estava por 45 euros. Tirem suas conclusões (e me contem o que acham).

Na minha opinião, criou-se um verdadeiro mito sobre a existência de um paraíso fiscal, mas que, na atualidade, não presenciei.

Outras atividades:

Naturlandia – parque na natureza com várias atividades, em especial, um tobogã em meio às árvores e que possui mais de 5km de extensão.

Palau de Gel – lugar ideal para patinar no gelo. Além da pista de patinação, há outras atividades, inclusive o kart no gelo – já conheciam?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Matérias que você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Content is protected !!