A viagem que é migrar - por Ana Paula Costa - Um Olhar Novo
2

A viagem que é migrar – por Ana Paula Costa

mulher sentada e ao fundo parque verde e céu azul

Eu conheci a Ana Paula Costa em um dos muitos seminários relacionados com migração. O sorriso contagiante, a simpatia e a força que ela mostra (e tem) foram motivadores para nos aproximarmos.

Descobri depois, que assim como eu, também é Capixaba! Mas, quando falamos de migração, a gente deixa de ter um Estado e passa a ser Brasileira.

A Ana Paula Costa é uma das fundadoras do projeto Plataforma Mulheres do Brasil, que eu, ao invés de apresentar, convido a todos a conhecer.

Abaixo segue o relato da Ana Paula sobre “A Viagem que é Migrar”. É a experiência dela, mas poderia ser a minha, a sua, ou de qualquer outra pessoa.

“A experiência migratória é muito particular. Começo dizendo isso porque cada pessoa leva consigo uma bagagem física, representada pelas malas de viagem e o que vem dentro delas, e uma bagagem simbólica, cheia de experiências, concepções de mundo e expectativas.

A bagagem simbólica foi a que mais passou (e passa) por alterações ao longo do meu processo migratório e, sem dúvidas, a maior mudança foi na forma como eu me via enquanto mulher.

Fui tomando consciência, desde a decisão de emigrar, que a única responsável por mim sou eu mesma. Esse despertar foi importante pois me coloquei no centro da minha vida, tomei uma direção e fui.

Vim preparada, informada e disposta a aumentar a minha bagagem simbólica e compartilhar coisas dela pelo caminho.

Eu vim sozinha, encarei o mundo e descobri que ser mulher sozinha no exterior não é fácil… Ser mulher não é fácil.

Ser mulher, brasileira e imigrante é cortar um dobrado.

Todos os dias eu tenho que conquistar meu espaço, mostrar que não sou intelectualmente inferior porque sou brasileira e desconstruir a imagem negativa que muitos aqui fora têm das mulheres do Brasil, principalmente os estereótipos relacionados à sexualidade.

Eu programava já há alguns anos morar fora do Brasil e em 2016 escolhi Portugal, aliás, escolhi a Universidade de Coimbra, onde passei um ano em mobilidade acadêmica e me apaixonei por Portugal.

Ser dona de mim foi meu maior descobrimento, parece um paradoxo dizer isso, porque é óbvio que todos nós somos donos das nossas escolhas, atitudes e sonhos.

Mas, ser dona de mim também é ter saudade da família e não voltar porque eu escolhi seguir meu próprio caminho, é exigir respeito, lutar pelos meus direitos e é enfrentar o preconceito todos os dias para que eu e outras mulheres não soframos nenhum tipo de violência ou discriminação por causa da sua nacionalidade.

Eu precisei sair do meu país de origem para me alinhar à luta das mulheres e me colocar como parte dela. Todas nós somos agentes de transformação e essa viagem que é migrar me mostrou que há muito para se fazer e que a mudança que eu quero ver no mundo precisa começar em mim.”

Para ver outros posts desta série, busque a #migrar , ou veja também abaixo:

A Viagem que é Migrar

O relato da Taísa Milene

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Matérias que você pode gostar também

2 Comentários

  • Responder
    Maria Vieira
    06/04/2019 em 11:59

    Lindo e verdadeiro texto e vindo de capixaba imigrante, num blog de capixaba imigrante e direto pra capixaba imigrante aquece ainda mais o coracao rsrs

    • Responder
      Ana Carolina
      07/04/2019 em 08:35

      Obrigada Maria Vieira! Fico feliz que tenha gostado e que tenha ficado com o coração aquecido!

      Sinta-se à vontade para participar também! Esta série é colaborativa e todos podem contribuir.

      Grande beijinho!

    Deixe um comentário

    error: Content is protected !!