Portugal é, certamente, uma perdição gastronômica! Se gostar de bacalhau, lulas e todos os frutos do mar, não conhecerá lugar melhor para comer bem e a preço justo.
Por isso, este post jamais será para restringir onde comer em Lisboa, mas é uma pequena sugestão de lugares para se comer bem (muito bem!) e com valores moderados (até 15 euros).
Vale lembrar que Lisboa é repleta de restaurantes típicos. As “Tascas” sempre são ótimas, bem como as “churrasqueiras”.
Vamos à lista de 3 restaurantes típicos na Baixa de Lisboa!
1. JOÃO GRÃO.
Embora o cardápio seja diverso, é o melhor bacalhau na brasa de Lisboa. O restaurante está sempre cheio, mas é possível conseguir uma mesa com um pouquinho de paciência.

Endereço: Rua Correeiros, 222 (rua paralela à Rua Augusta). Não há estacionamento, e o metro mais próximo é o Rossio.
2. CASA DO ALENTEJO.
O local em si já vale a visita. Arquitetura moura, cheia de detalhes. Por fora uma porta simples, e ao ultrapassá-la, parece que se teletransporta para outra época.
Há dois restaurantes – um no piso superior, e outro no inferior (Taberna). Qual escolher? Se for para um almoço ou jantar, não hesite em subir as escadas e pedir o menu do dia. Para um lanche mais simples com uma imperial, a Taberna é acolhedora.
Meu prato predileto do restaurante é a carne de porco preto com purê de castanhas. Simplesmente adoro! Mas posso dizer que o bacalhau, salmão, as migas com entrecosto também são deliciosos!

O interessante é que a Casa do Alentejo promove a cultura alentejana, com diversas atividades culturais ao decorrer do ano.
As reservas podem ser feitas por aqui.
Endereço: Rua Portas de Santo Antão, 58 (o metro mais perto é o Rossio).
3. ZÉ DA MOURARIA.
Pequeno, com mesas muito próximas, cheio e sempre um bom destino.
Fique atento, pois há pratos específicos por cada dia da semana (além do menu). Assim, se for na sexta-feita, por exemplo, o prato do dia será bacalhau com grão (cardápio de setembro/2018).
O bacalhau é servido, como prato do dia, sempre às sextas-feiras e aos sábados. O prato custou 17,50 euros, e serve bem de 2 a 3 pessoas (depende da fome).
Não abre aos domingos nem para jantares.
Endereço: Rua João do Outeiro, 24 (também sem estacionamento, o metro mais próximo é o Martim Moniz). Tel: 218 865 436.
Há também na Rua Gomes Freire, 60.
Se o tempo for curto em Lisboa, sugiro reservar uma mesa através do telefone: 218 865 436.
Quem esteve em Portugal e se deliciou na gastronomia foi a Cris, do blog Viajante Comum. Veja aqui o que ela achou!
Dá também uma lida neste roteiro especial sobre Lisboa! E se tiver mais dias, não deixe de visitar os arredores da cidade. Seguem algumas sugestões:
Se quiser hospedagem em Lisboa, veja opções pelo Booking! Se reservar através do link do blog, você ajuda a mantê-lo sem qualquer custo adicional.
Para um apartamento familiar em Alfama, veja esta dica! Se prefere um Hotel baratinho e bem localizado, fica esta opção.
Precisa de seguro viagem, veja a cotação com nosso parceiro: Seguro Viagem Allianz. Se vier para Portugal, também é possível obter o PB4.
Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!
Sempre gostei de viajar, mas apenas em 2006 percebi que não era preciso gastar fortunas para conhecer os mais diversos lugares do mundo! Ainda falta muito, mas já começamos, né? Aqui no blog te ajudamos a buscar uma perspectiva diferente sobre os lugares mais comuns. Vamos viajar?!
Sem comentários