LISBOA
O mais gostoso é poder perceber que, mesmo cheia de referências antigas e ar bucólico, a cidade é bem moderna, com muitos miradouros que permitem apreciar a vida, e estrutura de cidade grande – anda-se bem com transporte público por todo o lugar, há segurança, e todo o tipo de serviço.
Para aproveitar bastante toda a cidade, e ficar com mais vontade de retornar, segue um roteiro de 3 dias pelos principais pontos turísticos!
Quer saber o que fazer em Lisboa? Vamos lá que te mostro um roteiro bem legal para conhecer ao máximo a cidade!
1º DIA:
A parte mais antiga de Lisboa, e que representa muito a cidade, é o início da exploração! Ande muito pela Alfama, Rossio e Chiado.
Sugiro começar pelo bairro Alfama. O bairro mais antigo de Lisboa, e que menos sofreu com o terremoto de 1755, abriga várias casas de Fado, miradouros, o Teatro Romano e o Castelo de São Jorge.
Descendo no sentido da Baixa pare na Sé de Lisboa, a principal Igreja católica da cidade, e entre na Igreja de Santo Antônio. Santo Antônio nasceu no local da Igreja que leva seu nome e foi batizado na Sé. Em junho, mês de seu aniversário, Alfama fica totalmente festiva e você não pode perder as ruas cheias de alegria, cor, comida e música.
Siga até o Rossio. Uma das praças mais bonitas da cidade é a Praça D. Pedro IV – as fontes e o Teatro Nacional D. Maria II ao fundo permitem voltar no tempo. Se fora hora de um café, aproveite a Confeitaria Nacional, ícone da cidade, em funcionamento desde 1829.
Aqui abrem-se duas opções: subir pelo Elevador Santa Justa ou seguir andando. Se subir pelo Elevador, sairá na Igreja do Carmo, mas se seguir andando, poderá aproveitar a Rua Garrett e chegar até a Igreja também.
Se seguindo andando, verá, primeiramente, que é também no Chiado em que fica o Largo de Camões – e o das Três Igrejas! Confesso que achei muito curioso ver três Igrejas tão juntas (duas ficam de frente uma para a outra). De lá, siga para a Igreja do Carmo.
Chegando ao final do dia, siga até o Miradouro Santa Catarina (Adamastor) e aprecie o por-do-sol. Confesso que é o meu predileto, e acho imperdível!
2º DIA:
![]() |
Torre de Belém |
Se você só tiver mesmo três dias em Lisboa, muitos motivos ficarão para retornar.
Às segundas-feiras os monumentos estão fechados, logo, se tiver interesse em entrar em cada um, não é um dia a visitar. Por outro lado, caso não queria conhecer por dentro, é o dia em que o bairro fica mais vazio. Sempre há muitas opções sobre o que fazer em Lisboa, então, a programação pode mudar um pouco a depender dos interesses.
![]() |
Padrão dos Descobrimentos |
O Mosteiro dos Jerônimos é, para mim, um dos monumentos mais bonitos de Portugal, e o mais lindo de Lisboa. Acho que vale visitar por dentro também.
![]() |
Mosteiro dos Jerônimos |
Em Belém fica, ainda, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Com a inauguração deste, falou-se que Lisboa era a nova Berlim. O que você acha?
É também em Belém que está o Palácio do Governo, e há troca da guarda no segundo domingo do mês.
Há muito verde, parquinho, e o rio Tejo. É um excelente passeio para com a família, ideal para um piquenique!
No final do dia, duas sugestões aparecem: Ver o por-do-sol no MAAT (em cima deste) ou seguir para o LX Factory.
O LX Factory (site oficial) fica em Alcântara. No local funcionava uma fábrica, que após ser desativada, deu lugar a um prédio de escritórios e cheio de opções gastronômicas, lojas com lembranças bem diferentes de Portugal, arte de rua. Acho o espaço super legal, moderno, descolado. Saudades do Brasil, vá até o bar Rio Maravilha, aprecie a vista do rooftop e beba caipirinha!
3º DIA:
Dia de conhecer a parte mais nova de Lisboa! O Parque das Nações foi revitalizado para a Expo 98 – Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi “Os oceanos: um patrimônio para o futuro”.
Prédios modernos, vários escritórios, uma estação de comboios (trem) que te leva para várias cidades de Portugal, e dois lugares muito legais para se conhecer: o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento.
O Pavilhão do Conhecimento sempre tem exposições diferentes, atividades para crianças, e até dia para levar seu amigo de 4 patas! Você pode ver a programação aqui!
O Oceanário de Lisboa, eleito em 2017 como o melhor do mundo, é imperdível para todas as idades! São vários aquários, com ecossistemas de todos os oceanos. Há várias atividades promovidas, como a possibilidade de “dormir com os tubarões” (datas específicas). Não deixe de ir! Horários, valores e programações, confira no site.
Passeie pela margem do rio Tejo, ande de teleférico, aprecie os jardins.
Se quiser ver como era a área antes da EXPO98, acesse o site da NIT e veja a recente reportagem, com várias fotos do “antes e depois”.
Voltando para o centro de Lisboa, vá para o Parque Eduardo VII, mais um dos lindos jardins de Lisboa, e desça até a Avenida da Liberdade.
Se for sua última noite em Lisboa, escolha entre ir no Mercado da Ribeira, Gourmet Experiences do El Corte Inglés (vista abaixo) ou um dos restaurantes deliciosos que a Terrinha te apresenta!
Claro que há muito mais para conhecer em Lisboa! O bairro do Príncipe Real, os Jardins da Estrela, o Mercado do Campo de Ourique, a casa Fernando Pessoa, museus, Igrejas, além de inúmeros restaurantes, pastelarias, rooftops.
Tenha certeza que sempre haverá ótimos motivos para voltar a Lisboa, pois há muito o que fazer na cidade!
Se quiser uma dica bem especial, um roteiro personalizado de Lisboa, entre em contato!
Twitter: @UmOlharNovo
Quer ver mais sobre Portugal? “Bate-volta” a partir de Lisboa:
6 Comentários
Vivian Bernhard
23/05/2018 em 16:54Amei! ��
Ana Carolina Santos
23/05/2018 em 16:55Que bom!! Fico feliz! 🙂
Claudia Bins
01/06/2018 em 07:42Que roteiro delícia! Dá vontade de ficar até mais! 🙂
Ana Carolina Santos
01/06/2018 em 07:42A gente quer ficar muitos dias do ano, né?! Que bom que gostou!
Viajar pela Royal Air Maroc e dormir no Marrocos - Um Olhar Novo
28/09/2018 em 14:41[…] Roteiro de 3 dias por Lisboa […]
O dia em que mudei de casa - minha mudança para Portugal - Um Olhar Novo
28/09/2018 em 14:44[…] Para conhecer um pouco de LISBOA! Onde comer doces, tomar um café e aproveitar um brunch Museu do Oriente em Lisboa – os […]